domingo, 31 de maio de 2009

Orientação para o Estudo de seu Filho.

Grande parte do sucesso escolar de uma criança é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos.
Para a formação destes hábitos é necessário que se implemente gradualmente comportamentos saudáveis, que pela repetição sistemática, passam a fazer parte do dia a dia do estudante.
Visualize as vantagens de orientar seus filhos desde cedo, para uma formação de bons hábitos e atitudes e colherá bons frutos, observando um crescimento intelectual e maior facilidade na sua aprendizagem. Veja abaixo algumas orientações básicas:
Estabeleça um horário de estudo,crie uma rotina semanal, onde seu filho realizará as suas tarefas.
Considere também as atividades extra-curriculares, como natação, inglês, etc...
Monte um calendário em que ele tenha tempo para tudo, principalmente para o estudo. Ajude seu filho a cumprir os horários.
Estudar sempre na mesma hora determinará a criação do hábito.
Sua atitude firme e serena o levará a perceber sua determinação e a importância deste momento.
Lembre-se: nada de exarcebações, não transforme esta situação em um campo de batalha, a hora de estudar não deve se tranformar em hora de sofrimento.
Estabeleça um local de estudo tranqüilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio (sem TV ou rádio), que tenha uma escrivaninha que permita uma posição correta e que conte com uma iluminação adequada.
É importante que ele arrume o seu próprio local de estudo, deixando por perto tudo o que vai usar: régua, lápis, ...
A sua mesa deverá ter o mínimo de coisas em cima, só o estritamente necessário (sem brinquedos, roupas,...).
As lições devem ser feitas, preferencialmente,no mesmo dia em que foram passadas, assim evita-se o acúmulo de tarefas e, com a memória fresca, as explicações da professora ainda podem ser lembradas e o que foi passado no quadro ainda está visível na sua mente.
Se houver dúvidas na resolução, explique com suas próprias palavras.
Faça com que repita em voz alta para demonstrar que entendeu.
Se a dúvida persistir, comunique à professora através da agenda no dia seguinte.
Não permaneça à seu lado no momento em que estiver fazendo suas lições.
Na sala de aula isto não acontece e ele precisa aprender a trabalhar de forma mais independente possível.

Elogie sempre seu progresso!

Faça-o dormir cedo.
Estando bem descansado, ele estará mais propenso a receber e assimilar os novos conhecimentos do dia seguinte.

Procure sempre que necessário a Coordenadora Pedagógica de sua escola.
Não cultive dúvidas.

A leitura do livro Brasil:



Terra à Vista do autor Eduardo Bueno, teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre as raízes de nossa cultura, sobre nossas origens e a formação de nosso País. Essa obra relata como se deu o processo da vinda dos portugueses ao Brasil e procura abordar as diferentes visões sobre o mesmo acontecimento (visão lusitana e a visão indígena). É importante observarmos que em torno de um mesmo fato histórico podem existir versões diferentes, mas sobretudo é preciso analisar todo o contexto que o cerca.

O Brasil não foi descoberto, foi conquistado e não foi algo tão simples, foi um processso que não se limitou apenas a saída dos portugueses de Lisboa, mas que teve princípio com a expansão martítima lusitana há décadas atrás, na busca de novos domínios, novos mercados, sendo conquistado toda a costa oeste da África e também encontrado um novo caminho para as Índias, até então se chegar a América do Sul.

O livro conta a aventura que foi a expansão do Império Português, também o conhecimento geográfico e naval desse povo e que a chegada ao Brasil não foi simplesmente obra do acaso e que tinha muitos interesses por de trás da grande aventura de Pedro Álvares Cabral e suas naus.

P.S.: Para quem tiver interesse disponho da versão online do livro.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Geografia do Brasil


A partir da criação dos Estados como nação, todos esses tiveram a necessidade de estabelecer fronteiras promovendo a separação entre os países para que não aconteça uma intervenção da soberania, ou seja, um país ingressar no território vizinho.
A delimitação ou os limites entre os territórios tem como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos, após esse processo foram implantadas linhas imaginárias que são, em grandes casos, marcadas por meio de elementos naturais como rios, lagos, serras e montanhas ou uma construção de um marco artificial sobre o terreno.
Diversas vezes a expressão limite é confundida com fronteira, no entanto, essa corresponde a toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detém parte do território em áreas marinhas até um certo ponto do oceano, denominada de fronteira marítima.
As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produzem um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.
Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada de contrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais entre outros.


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Brasil Escola

FRONTEIRAS E LIMITES DO BRASIL

O Brasil tem uma área superior a 8.500.000 quilômetros quadrados. Antes mesmo de ser uma nação soberana, seu território começou a ser delimitado com a assinatura dos Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), que trataram da separação das terras espanholas das portuguesas na América.

Pela arbitragem ou pelo acordo direto, sem derramar uma só gota de sangue, os diplomatas brasileiros estabeleceram as nossas fronteiras com base em documentação cartográfica, na história e no principio do "uti possidetis", ou direito de posse, consagrado no Tratado de Madri.

O trabalho de delimitação foi concluído no século XIX pela diplomacia brasileira, notadamente por Duarte da Ponte Ribeiro, Paulino José Soares de Souza, Joaquim Caetano da Silva e o Visconde do Rio Branco. Nos primeiros anos do século XX, os graves problemas de limites ainda pendentes foram solucionados pela ação direta do Barão do Rio Branco.

Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

Para tratar dos assuntos de limites internacionais, o Ministério das Relações Exteriores mantém na Secretaria de Estado (Brasília) a Divisão de Fronteiras ( DF), que coordena as atividades de duas Comissões Técnicas:

__ A Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites ( PCDL), sediada em Belém (Pará), encarregada das atividades nas fronteiras do Brasil com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Dep.Francesa;

__ A Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites ( SCDL), sediada no Rio de Janeiro, encarregada das atividades nas fronteiras do Brasil com o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.