domingo, 31 de maio de 2009

A leitura do livro Brasil:



Terra à Vista do autor Eduardo Bueno, teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre as raízes de nossa cultura, sobre nossas origens e a formação de nosso País. Essa obra relata como se deu o processo da vinda dos portugueses ao Brasil e procura abordar as diferentes visões sobre o mesmo acontecimento (visão lusitana e a visão indígena). É importante observarmos que em torno de um mesmo fato histórico podem existir versões diferentes, mas sobretudo é preciso analisar todo o contexto que o cerca.

O Brasil não foi descoberto, foi conquistado e não foi algo tão simples, foi um processso que não se limitou apenas a saída dos portugueses de Lisboa, mas que teve princípio com a expansão martítima lusitana há décadas atrás, na busca de novos domínios, novos mercados, sendo conquistado toda a costa oeste da África e também encontrado um novo caminho para as Índias, até então se chegar a América do Sul.

O livro conta a aventura que foi a expansão do Império Português, também o conhecimento geográfico e naval desse povo e que a chegada ao Brasil não foi simplesmente obra do acaso e que tinha muitos interesses por de trás da grande aventura de Pedro Álvares Cabral e suas naus.

P.S.: Para quem tiver interesse disponho da versão online do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário