terça-feira, 13 de janeiro de 2009

RESPONDENDO A DÚVIDA DE AMIGOS...



No princípio pensei que se tratava de uma pergunta simples e com uma resposta igualmente simples e exata, mas estava enganada.
Conforme fui pesquisando sobre este assunto, verifiquei que esta pergunta é mais complexa do que aquilo que parece à primeira vista.

Comecemos com a pergunta básica:

• O que é um País?
Um país, de uma forma geral, é um território social, política, cultural e geograficamente delimitado. A maioria dos países é administrada por um governo que mantém a soberania sobre seu povo e seu território, garantindo assim o funcionamento e a ordem do fluxo de atividades que envolvem a sua economia e a sua sociedade.

• Afinal quantos países existem?
A Organização das Nações Unidas (ONU) é constituída por 192 países, e é muitas das vezes confundido com o número de países do Mundo, o que não é verdade porque o Kosovo e o Vaticano que são dois países independentes não fazem parte da ONU.
O departamento de estado dos EUA reconhece 194 países em todo o Mundo.

O dilema Taiwan/China. Taiwan foi parte da ONU até 1971 em que foi substituída pela China. A maioria dos países considera Taiwan como um país independente, no entanto a China considera Taiwan apenas uma província do seu País. Deverão então a China e Taiwan como um ou dois países?

• "Falsos Países"
Muitas vezes determinados territórios e colônias são chamados, de forma errada, "países", mas não contam como tal. Existem muitos lugares que são comumente confundidos com países, nesse grupo incluem-se: Porto Rico, Palestina, Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales, em que os 4 últimos pertencem a um país, o Reino Unido.

• Após tudo isto, mantêm-se a pergunta: Afinal quantos países existem no Mundo?
Não existe uma resposta considerada completamente correta, no entanto segundo as diferentes fontes, a resposta pode ser 195 ou 194 (se não considerar Taiwan um país independente).

O país mais recente é o Kosovo que se tornou independente em Fevereiro de 2008.

O Mundo dispõe de 195 países, se contarmos com Taiwan, o que só pode irritar a República Popular da China que nos últimos anos tem aumentado o cerco à ilha nacionalista, reduzindo o número dos seus aliados e mantendo-a fora das instâncias internacionais, como as Nações Unidas (ONU).

Sem a «província rebelde» chinesa, o planeta Terra terá 194 países, mas também não são totalmente falsas as contagens que referem 189, 191, 192 ou 197 nações - é tudo uma questão de perspectiva, ou de política.

A Palestina, o Saara Ocidental e a Groenlândia são exemplos de países que ora integram as contagens ou estão fora delas, conforme o ponto de vista de quem conta.
Numa perspectiva mais radical, País de Gales e Escócia chegam a ser incluídas entre as nações do Mundo, e porque não se, por exemplo, a Micronésia, um associado livre dos Estados Unidos, surge em quase todas as contagens?

Se não é consensual o número dos países que nos rodeiam, sabe-se, pelo menos, que são 192 aqueles que integram a ONU (Taiwan e Vaticano estão fora e o Kosovo ainda não teve tempo de ser aceite).
Mas o órgão máximo do futebol mundial, a FIFA, reclama ter 204 membros.
Resta a unanimidade em torno do título de «país mais novo do Mundo» entregue ao Kosovo. Ou não: para os puristas, a Sérvia sem a sua província em forma de losango também pode ser considerada como um novo país.

Se somarmos todos estes que não são aceitos como países, teríamos na verdade 204 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário